“Fui demitido por ser negro e ter cabelo black”
Fonte: Revista Forum
Robson Sá relatou racismo sofrido no ambiente de trabalho nas redes sociais. Segundo ele, seu supervisor pediu para que ele fosse mais “arrumadinho”. “Ao final do expediente, meu supervisor me chamou pra conversar pedindo pra que, a partir daquele dia, eu viesse mais ‘arrumadinho’, ‘tirasse a barba’ e que olhasse em torno da operação pra ver o nível das pessoas. Me senti estranho, diferente, mas acreditei ser fruto da minha imaginação e que ‘de repente’ não tinha acertado no look ‘frist job’ (blusa polo, jeans e tênis social)”, contou.”Comprei roupas novas, blusas sociais, sapato sempre engraxados.. nada disso contribuía!”, disse.
De acordo com Robson, a justificativa para o deligamento foi a de que ele não havia se adequado à empresa. “Só um negro sabe o sabor e a dor das nossas conquistas e indiferenças sociais. Me tiraram de um navio e me deixaram numa sociedade amargurada de padrões e rótulos pra serventia”, afirmou.
O depoimento de Robson viralizou. Até a publicação desta matéria, a publicação tinha recebido 14 mil reações, quase 6 mil compartilhamentos e 1,6 mil comentários, a maioria com mensagens de solidariedade.