OCUPAR, RESISTIR E CONQUISTAR: Um final de semana de assembleias vitoriosas para o MTST
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto anunciou a conquista de terrenos para a construção de moradias referentes a quatro de seus acampamentos
Além de Dandara, Oziel Alves e Anastácia, a Povo Sem Medo de SBC também foi vitoriosa — sua luta, iniciada há mais de 8 meses, virou notícia em todo o Brasil
O último domingo, 18 de março, foi marcado por uma rodada de assembleias vitoriosas para as ocupações Anastácia, Dandara (ambas na zona leste de São Paulo), Oziel Alves (Mauá) e Povo Sem Medo de São Bernardo (ABC). A maior parte das conquistas anunciadas foi comunicada pelo coordenador nacional do movimento e pré-candidato à presidência do Brasil pelo PSOL, Guilherme Boulos.
Em sua assembleia, a Ocupação Anastácia inaugurou o final de semana de conquistas anunciando que os lotes para construção deverão ser oficializados em breve com o decreto de lei assinado pelo governo do estado de São Paulo e pela prefeitura paulistana, o que permitirá a urbanização de todo o terreno para as futuras edificações.
A Ocupação Dandara recebeu com muita alegria a notícia sobre a contratação do projeto de construção de moradias pelo programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidades” que, provavelmente, deve se iniciar já em maio.
Foi reforçada a importância da presença de todas e todos no ato do dia 21 contra a diminuição das linhas de ônibus pela prefeitura de São Paulo. A manifestação está marcada para as 15 horas, na praça da República, centro da cidade.
Os guerreiros e guerreiras da Oziel Alves também receberam a notícia da vitória, a conquista de um amplo terreno, em conjunto com a Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo. Foi relembrada a trajetória de luta das ocupações e do movimento nos últimos tempos: participação nos inúmeros atos, os 22 dias de acampamento na avenida Paulista, além do agradecimento especial aos coordenadores e coordenadoras.
Em São Bernardo do Campo, milhares de acampados e acampadas aguardavam emocionados o anúncio do acordo firmado entre o governo estadual e o MTST. Boulos iniciou sua fala frisando que o movimento venceu a resistência do poder público e, assim, conquistou quatro terrenos para a construção das moradias.
Houve uma grande queima de fogos acompanhada pelo canto de todos aqueles que resistiram bravamente aos mais de oito meses de sol, chuva e, principalmente, preconceito social — logo nas primeiras semanas, um acampado foi atingido por um tiro de arma de pressão disparado por vizinhos, que também haviam se mobilizado contra a ocupação no ABC.
“Essa assinatura não é minha, é de todos nós. Todos nós estamos assinando juntos esse acordo.” – afirmou Boulos, num momento em que milhares de abraços, lágrimas e alegria se espalhavam pela extensão do já histórico acampamento da PSM de São Bernardo.
Homenagem a Marielle e Anderson
Destaque em todas as assembleias do MTST para a homenagem à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Pedro Gomes, executados a tiros na quarta-feira, 14 de março, no Rio de Janeiro. A lembrança da combativa vereadora do PSOL carioca — atuante nos direitos humanos e crítica da militarização do Rio — levou muita emoção a todos e todas, durante um minuto de aplausos.
Todas as ações e sentimentos expostos nas assembleias demonstraram a luta e resistência forjados num espaço de construção amorosa e vitoriosa. Agora, saem as lonas e entram os tijolos. Parabéns, MTST.